8 de fevereiro de 2024 – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) iniciou sua coletiva mensal de imprensa com um anúncio histórico: quase R$100 bilhões em investimentos no setor automotivo durante o atual ciclo. O Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a importância desses aportes para o crescimento econômico do Brasil, reforçando a credibilidade e previsibilidade oferecidas pelo governo, que têm atraído novos investimentos em fábricas, produtos, tecnologia e P&D no país.
Esse montante, que inclui investimentos de montadoras já instaladas, novos entrantes e o setor de autopeças, ainda deve crescer com novos anúncios em breve. Alckmin ressaltou que o Brasil está em um momento favorável para o setor automotivo, com estabilidade econômica e incentivos governamentais como o Programa MOVER, que promove a descarbonização e incentiva a produção e inovação em solo brasileiro.
O Presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite, reafirmou o compromisso da entidade em garantir que esse recorde de investimentos se concretize, e anunciou planos para um novo evento automotivo em São Paulo ainda este ano, focado em tecnologia de ponta, sustentabilidade e inovação. Esse evento substituirá o antigo Salão do Automóvel e refletirá as mudanças significativas pelas quais a indústria automotiva brasileira está passando.
O desempenho do mercado automotivo também mostrou sinais de recuperação no início de 2024, com alta de 13,1% nas vendas em janeiro em comparação ao mesmo mês do ano anterior. O destaque ficou por conta dos modelos importados e dos veículos híbridos e elétricos, que alcançaram 7,9% dos licenciamentos no mês. Em contrapartida, as exportações tiveram um desempenho mais fraco, com apenas 18,8 mil unidades embarcadas, o pior resultado mensal desde o auge da pandemia.
Fonte ANFAVEA https://anfavea.com.br/site/wpcontent/uploads/2024/02/Release_Fevereiro.pdf